Você vai fazer uma reforma na sua casa ou escritório e está com dúvidas de qual piso usar? Hoje vamos falar do piso vinílico! Um piso feito em PVC, minerais e aditivos, fácil de aplicar, limpar e que pode ser usado praticamente em todos os ambientes!

Os pisos vinílicos, são lindos e contam com uma variedade incrível de modelos, traz aconchego para o ambiente e é muito funcional. Esse tipo de piso oferece também várias outras vantagens. Abaixo, compartilhamos algumas delas:

  1. Possui excelente isolamento acústico. Ou seja, não faz aquele “toc-toc” do salto do sapato. E é muito fácil de limpar.
  2. Podem ser usados nos mais variados ambientes da casa, como no quarto e na sala, onde dá uma sensação de aconchego;
  3. Pode ser encontrado em vários modelos, com diversos tons e visuais;
  4. Em uma varanda coberta e fechada, o piso vinílico pode, sim, ser aplicado;
  5. O piso vinílico é considerado um tipo de revestimento antialérgico e que também dificilmente mancha;
  6. A instalação é rápida e fácil.

Para esclarecer algumas dúvidas sobre o piso vinílico, convidamos a Amanda Silvério, engenheira de qualidade da Ruffino Acabamentos, um grande parceiro nosso.

Piso vinílico: saiba tudo sobre esse revestimento

piso vinílico

A Ruffino em 2020 apostou na tendência industrial da arquitetura, trazendo os pisos em placas com texturas cimentícias, tanto na linha residencial, quanto na comercial.

Trouxeram também novas texturas amadeiradas, mais claras para a nossa coleção, como o baunilha e o carambola. Assim como uma aparência de madeira mais rustica vistas nas cores Amaranto e Amoreira.

Confira agora as perguntas mais frequentes sobre o piso vinílico:

O que é o Piso Vinílico?

Piso vinílico é um revestimento flexível composto de PVC (policloreto de vinila) com padrões que vão de madeira a cimentício.

Quais as vantagens de ter esse tipo de piso?

Trata-se de um piso ideal para ambientes internos, hipoalergênico, de fácil manutenção e que pode ser aplicado em diversos ambientes, com padrões estéticos elevados e que dão conforto térmico e acústico ao ambiente. Além disso, ainda podem ser sobrepostos a outros pisos específicos, tornando a reforma prática e limpa.

piso vinílico

Qual a diferença do piso Vinílico para o Laminado?

A principal diferença entre piso laminado e piso vinílico diz respeito ao material com que são produzidos. O laminado é feito com um painel de madeira de alta densidade, o HDF, e a parte superior recebe a estampa que dá o visual do piso. Já o vinílico é produzido a partir de PVC, e assim como o laminado recebe uma capa de uso superior onde é colocada a estampa.

Outra diferença é que o laminado costuma vir em réguas, já o vinílico pode vir em placas ou em réguas, de diversos tamanhos e estilos.

Uma grande diferença envolve o processo de instalação de cada um deles que, apesar de simples, conta com algumas especificações. O piso laminado pode ser aplicado com encaixe por click. É possível instalá-lo em qualquer lugar, desde que o contrapiso conte com, no máximo, 3mm de saliências em uma extensão de até 1m, utilizando uma manta por baixo. Caso contrário, é preciso realizar correções com um produto específico para este fim.

Leia também: fechamento na varanda – soluções para deixar o ambiente mais agradável

Já o piso vinílico demanda um piso nivelado, e pode ser instalado tanto com cola, quanto com click. Portanto, a avaliação é fundamental e se necessário deve ser aplicado uma massa niveladora.

O laminado não é resistente a uma grande quantidade de água, então pode acontecer estufamento em locais próximos a áreas molhadas ou no caso de incidentes com água, urina de animais de estimação etc. Já o vinílico pode ser utilizado tranquilamente. Porém, não é recomendada a lavagem de ambos.

Posso colocar o piso Vinílico por cima de outro Revestimento cerâmico ou taco?

É possível instalar o piso vinílico sobre revestimento cerâmico, desde que ele esteja em bom estado e sem placas soltas ou quebradas. Para isso faz-se uma preparação com argamassa apropriada para cobrir rejuntes e outros desníveis.

No caso do taco, é necessário removê-lo, porque a madeira apresenta dilatação com o tempo e deterioração quando em contato com o adesivo à base d’agua e argamassas de preparações. Então, com o tempo o vinílico pode soltar e apresentar imperfeições, não tendo a durabilidade desejada.

Em áreas molhada pode ser instalado o piso vinílico?

O piso vinílico colado pode ser instalado em áreas molhadas desde que utilizados preparação e adesivos especiais para esse tipo de local.

Posso colocar piso vinílico no teto e em paredes?

Sim, é possível revestir paredes e teto com vinílico. Porém, no teto é necessária a utilização de adesivos mais viscosos, que já estão disponíveis no mercado com as melhores marcas.

Devo consertar irregularidades do contrapiso?

O contrapiso deve ser regularizado com uma argamassa apropriada e industrial. Além disso, por se tratar de um revestimento flexível e de baixa espessura qualquer deformação pode ser percebida na superfície do piso após instalado, com o efeito conhecido como “fotografia”.

piso vinílico

Quanto tempo após feito o contrapiso devo instalar o piso Vinilico colado?

O contrapiso deve estar totalmente isento de umidade residual, recomenda-se, portanto, uma cura de 7 dias/cm.

Posso instalar em áreas molhadas?

É possível instalar em áreas molhadas, já que o vinílico é feito de material resistente à água, porém devem ser utilizadas argamassa e adesivo especiais para esse tipo de ambiente.

Posso instalar em áreas externas?

Apenas em sacadas com proteção de vidro e persianas, recomenda-se ainda que seja usada uma resina para proteção contra raios UV. É importante ressaltar também que o piso vinílico não apresenta propriedades antiderrapantes para áreas externas de rampas por exemplo, quando exposto a intempéries pode sofrer danos de coloração.

É necessário o uso de rodapé para acabamento das extremidades?

Para um acabamento perfeito sim, já que é necessário deixar juntas de dilatação próximas a parede, que variam de 5 a 8 mm para clicados e colados. Os rodapés têm como finalidade proporcionar um efeito visual mais elegante, escondendo as juntas de dilatação e mantendo a limpeza das paredes.

Cuidados e manutenções com o piso vinílico

 

Cuidar e manter o piso vinílico é muito simples, pois basta realizar a limpeza com vassoura de pelos macios ou aspirador de pó, depois passar um pano úmido com detergente neutro.

O piso vinílico, além de ser lindo, fácil e rápido de instalar, conta com uma variedade incrível de modelos. Para escolher o ideal para cada ambiente, você precisa saber disso:

✅ O modelo que parece madeira vai bem na casa inteira ou em ambientes corporativos.

✅ Só pode ser aplicado em ambientes fechados e cobertos.

✅ Ele é encontrado em três formatos: placa, régua e manta. Cada tipo é adequado para um ambiente.

✅ Tem diferentes espessuras: 2, 3, 4 e 5 milímetros. As menores espessuras atendem ambientes de baixa circulação (ex: a casa toda). A média espessura atenderá ambientes corporativos, como escritórios e comércios. Já as maiores espessuras são indicadas para áreas de altíssima circulação como aeroportos, hospitais, academias, etc.

✅ A manutenção dos pisos vinílicos é extremamente fácil.

Aqui na Tudo em Papel de Parede, trabalhamos com uma variedade de opções de piso vinílico e um deles pode combinar com sua decoração. Entre em contato conosco e consulte o nosso time de especialistas.

Nossas lojas estão localizadas nesses endereços:

🔸Campo Belo – Rua Vieira de Morais, 1786
🔸São Bernardo do Campo – Rua Jurubatuba, 267 – Sobreloja
🔸Pinheiros – Av. Pedroso de Morais, 281
🔸Morumbi – Av. Dr. Guilherme D. Vilares, 1070

Clique AQUI e conheça também o nosso perfil no Instagram.